THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES
Vivendo e aprendendo

Na vida temos muitas surpresas, boas, ruins, inesperadas... Temos que estar preparados para reagir a cada uma delas. Chore, ria, faça careta, pule, dançe, cante, corra, viva. Não tenha medo de Viver e ser feliz!
Existem momentos na vida, que podem parecer bobos, que possam parecer comuns para você no enquanto, mas um dia você pode olhar pra traz e diz: esse foi o dia mais feliz de minha vida. "até agora".
Por isso, aprecie cada momento na vida, como se fosse único, e especial, com uma pessoa especial.Não busque a felicidade muito longe, ela pode estar mais perto do que você imagina!
Tente apenas ser feliz, faça o que der vontade, não se importe com o que os outros dizem sobre você, porem, tente não dizer nada sobre os outros. Não faça com o próximo o

Victor Hugo

Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Plano de Aula

Conteúdo: Estudo do Hino de Boituva.

Ensino Fundamental: Primeiro Ciclo: História: Localidade

Objetivos:

• Estabelecer relações entre o presente e o passado.
• Compreender que o homem altera o espaço onde vive de acordo com suas necessidades e ao longo do tempo.
• Refletir a respeito da importância da ação humana na transformação das paisagens.

Metodologia:

A aula será desenvolvida através de:
• Leitura de texto (Hino de Boituva);
• Aula expositiva e dialogada;
• Utilização da Lousa e giz;
• Realização de dinâmica.

Desenvolvimento:
• Convidar os alunos a olhar pela janela da sala de aula.Perguntar o que eles estão vendo e explicar que tudo o que eles descreverem compõe uma paisagem, questionar os alunos sobre a paisagem perguntando "Esse lugar sempre foi assim?", "Vocês sabem como ele era antes?", "Quem foi responsável por essas mudanças?".

• Mostraremos através de fotografias as mudanças que ocorreram ao longo do tempo, na cidade em que eles vivem, identificando as diferenças do que era antes e como esta atualmente.Chamando a atenção para o progresso da cidade.

• Usando o mapa de São Paulo mostraremos para os alunos onde está localizada sua cidade.
Com E.V.A e outros materiais que criem relevos, iremos realçar o contorno da Cidade de Boituva no mapa de SP, passando esse mapa para os alunos.

• Convidaremos os alunos a cantar conosco o hino de Boituva, e depois explicaremos na sua letra o desenvolvimento da cidade ao passar do tempo, enfatizando em cada estrofe seu significado e sua importância histórica. Ressaltando que as mudanças aconteceram porque o homem está construindo seu espaço.

Habilidades e Competências:

Ao final desta atividade espera-se que os alunos sejam capazes de conhecer e identificar os aspectos históricos e culturais da cidade de Boituva.

Avaliação

Para avaliar os alunos será proposta uma discussão em grupo, e será aplicado uma prova escrita.


Bibliografia:
Parâmetros Curriculares Nacionais Historia e Geografia Vol.5, 3º edição. Brasília 2001

Plano de Aula feito Para aula da Professora Erica

0 comentários:

Veja nossa Página Pessoal!!!!

Ouvindo musica é sempre melhor