THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES
Vivendo e aprendendo

Na vida temos muitas surpresas, boas, ruins, inesperadas... Temos que estar preparados para reagir a cada uma delas. Chore, ria, faça careta, pule, dançe, cante, corra, viva. Não tenha medo de Viver e ser feliz!
Existem momentos na vida, que podem parecer bobos, que possam parecer comuns para você no enquanto, mas um dia você pode olhar pra traz e diz: esse foi o dia mais feliz de minha vida. "até agora".
Por isso, aprecie cada momento na vida, como se fosse único, e especial, com uma pessoa especial.Não busque a felicidade muito longe, ela pode estar mais perto do que você imagina!
Tente apenas ser feliz, faça o que der vontade, não se importe com o que os outros dizem sobre você, porem, tente não dizer nada sobre os outros. Não faça com o próximo o

Victor Hugo

Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Educar com AMOR!!!!

Educar – um ato de amor

http://fmaria.wordpress.com/educar-%E2%80%93-um-ato-de-amor/

Cada dia que passa mais autores falam da importância do amor na educação do homem. Cada vez mais, pais e educadores estão tomando consciência dessa realidade. E cabe a nós divulgarmos e implementarmos meios para que esta educação mais humana seja vista como a forma de se chegar ao que pretendemos: formar o ser humano de forma integral.

Muitos acreditam que é utopia, ou até mesmo um sonho romântico, confessamos que também acreditávamos que era uma forma ingênua de ver a educação. Porém, com os estudos e pesquisas que estamos desenvolvendo sobre a educação com o enfoque humano estamos constatando que é uma realidade para aqueles que acreditam ser possível. E o interessante de tudo isso é que encontramos profissionais da área da psicologia afirmando e comprovando a eficiência do amor no ato de educar.

Um dos autores de nossa pesquisa, que é psiquiatra, demonstra a importância do amor na formação da auto-estima, ele diz:

A auto-estima começa a se desenvolver numa pessoa quando ela é ainda um bebê. Os cuidados e os carinhos vão mostrando à criança que ela é amada e cuidada. Nesse começo de vida, ela está aprendendo como é o mundo a sua volta e, conforme se desenvolve, vai descobrindo seu valor a partir do valor que os outros lhe dão. É quando se forma a auto-estima essencial.

A auto-estima continua a se desenvolver conforme a pessoa se sente segura e capaz de realizar seus desejos e, futuramente suas tarefas. É a auto-estima fundamental. (TIBA, 2002, p.54)

Desse modo, fica clara a importância da família no desenvolvimento da auto-estima essencial e a participação do educador juntamente com a família na auto-estima fundamental. É trabalho dos adultos: incentivar, acolher, auxiliar e estimular a criança a crescer, a desenvolver as suas potencialidades.

Educar não é fácil e não existem manuais de como educar o filho, para pais, e como educar o educando, para educadores. É complicado e complexo, porém, algumas sugestões sempre ajudam a encontrarmos caminhos.

Educar não é deixar a criança fazer só o que quer (buscar saciedade). Isso dá mais trabalho do que simplesmente cuidar dela porque equivale a incutir na criança critérios de valor.

A criança é regida pela vontade de brincar, de fazer. A cada movimento, está descobrindo coisas, num processo natural de aprendizagem. Junto entram os valores. (TIBA, 2002, p.131)

Jogos e brincadeira na Educaçao infantil

Dez Jogos e Brincadeiras para Educação Infantil

http://www.educador.brasilescola.com/orientacoes/dez-jogos-brincadeiras-para-educacao-infantil.htm

Desenvolver atividades em Educação Infantil não é nada fácil, em razão dos alunos serem muito pequenos e ainda por não corresponderem de forma motora a muitas atividades. Assim, seguem algumas sugestões que poderão auxiliar o professor no cotidiano da sala de aula, bem como fora dela.

Caixa de Sensações: o professor pode encapar uma caixa de tênis fazendo um furo em forma de círculo, com dez centímetros de diâmetro. O professor deverá organizar materiais como retalhos, flocos de algodão, pedaços de lixa, tampinhas, caixinhas e outros objetos e ir colocando-os por uma das extremidades, a fim de que a criança, com a mão do outro lado, identifique o material.

Caminho Colorido: com folhas de papel pardo, faça um caminho para que as crianças carimbem os pés, com tintas coloridas. É uma atividade que envolve muito as crianças, e as deixam muito felizes.


Atividades que desenvolvem a psicomotricidade

Toca do Coelho: Dispor bambolês no pátio da escola de forma que fiquem duas crianças em cada um e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal do professor, as crianças deverão trocar de toca, entrando duas em cada um. Sempre sobrará uma criança fora da toca.

De onde vem o cheiro? A professora irá passar perfume em um paninho e o esconderá na sala, num lugar fácil, onde os alunos deverão descobrir de onde vem o cheiro.

Dentro e Fora: Fazer uma forma geométrica bem grande no chão e pedir que as crianças entrem na delimitação desse espaço. Se quiser o professor poderá fazer outra forma dentro da que já fez onde irá pedir que os alunos adentrem também, explorando ainda que se a forma é pequena eles irão ficar apertados.

Arremesso: O professor fará uma linha no chão, usando fita crepe e as crianças deverão arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia, para frente. O professor irá medir as distâncias e verificar quem conseguiu arremessar mais longe. Depois, em sala de aula, poderá fazer um gráfico explicativo.

Pneus: Esses podem ser usados para várias brincadeiras, como pular dentro e fora, se equilibrar andando sobre a parte de sua lateral ou ainda quem consegue rolar o pneu de um determinado lugar até outro sem deixá-lo cair.

Que som é esse?: Com faixas de tnt preto, vendar os olhos dos alunos e fazer diferentes barulhos usando instrumentos musicais, latas, brinquedos, etc., a fim de que as crianças identifiquem os mesmos.

Caixa Surpresa: Com uma caixa de papelão encapada, o professor irá mandar para a casa de um aluno a fim de que os pais enviem algum material que possa ser descoberto pelas crianças. O professor vai fazendo descrições do material, até que as crianças descubram o que é.

Pega-Pega Diferente: Dividir a turma em dois grupos e identificá-los com lenços ou fitas de cores diferentes. Após o sinal do professor os grupos deverão pegar uns aos outros e a criança pega deverá ficar num espaço delimitado pelo professor. Vence o grupo que tiver mais pessoas que não foram pegas.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

aula do dia 20-04-10

Planejamento e Avaliação
Aula do dia 20-04-10


Nessa Aula foi usado apresentaçoes em slides para explicar sobre avaliaçoes

clik no link:

http://docs.google.com/View?id=ddktd3m2_7zmxm9fgb

terça-feira, 27 de abril de 2010

aula do dia 02-03-10

Planejamento e Avaliação
Aula do dia 02-03-10


nessa aula depois de explicaçoes sobre a materia foi pedido para responder

as questoes, para ser mais exato as resposta estao no link abaixo:

Este documento está publicado na web.
Documento pode ser visto publicamente em: http://docs.google.com/View?id=ddwz22t7_38gxdhxgcg

Pesquisa ENAD
-Como é feito?
-qual é o formato da prova?
-O que ele procura avaliar?
-quem faz?
-como é a prova?

Aula do dia 09-02-10

Planejamento e Avaliação
Aula do dia 09-02-10


Nessa aula tivemos explicaçaoes
sobre para que se usa a avaliaçao.
Tambem foi proposto questoes para pesquisa.

Este documento está publicado na web.
documento pode ser visto publicamente em: http://docs.google.com/View?id=ddwz22t7_37fgqm5d62


1- Quantos estao matriculados no ensino superior no Brasil?(INEP).
Para ter acesso a essa resposta clik no link: http://docs.google.com/View?id=ddwz22t7_37fgqm5d62
Anualmente, o Inep realiza a coleta de dados sobre a educação superior, com o objetivo de oferecer informações detalhadas sobre a situação atual e as grandes tendências do setor, tanto à comunidade acadêmica quanto à sociedade em geral.


2-Quais os cursos que tem mais procura?

Para conseguir se destacar no mercado de trabalho, é necessário contar com uma boa qualificação. O nível superior se torna algo fundamental na formação de uma pessoa que deseja ser inserida no mercado, ela vai contar com um número maiôs de oportunidades na sua área de especialização.
Existem muitos cursos superiores e essa grande variedade causa dúvidas na hora da escolha do vestibulando. Antes de optar, é preciso analisar o reconhecimento que cada carreira possui no mercado de trabalho e também verificar se a profissão não está saturada.
Os cursos mais procurados do país são aqueles que normalmente tem um retorno financeiro garantido ou tendem a conceder sucesso com mais facilidade. Entretanto, é importante lembrar que a faculdade onde se faz a graduação vai caracterizar a sua formação, assim as instituições públicas são mais válidas e concorridas. Veja a seguir uma lista com os cursos mais concorridos da Fuvest e por incrível que pareça, Medicina não aparece no ranking dos dez primeiros.

1. Publicidade e Propaganda

2. Oficial da Polícia Militar

3. Jornalismo

4. Curso Superior do Audiovisual

5. Design

6. Educação Física

7. Relações Internacionais

8. Artes Cênicas

9. Fisioterapia

10. Psicologia

Resposta segundo o site:
http://www.curriculoideal.blogspot.com/2009/12/os-10-cursos-superiores-mais-procurados.html


Aula do dia 02-02-10

Planejamento e Avaliação
Aula do dia 02-02-10

Nessa aula foi explicado sobre qualidade e
foi proposto questoes para responder
.

Este documento está publicado na web.
Documento pode ser visto publicamente em:

http://docs.google.com/View?id=ddwz22t7_36fx83ftd3

1- O que é uma instituição de ensino de qualidade?
R: É aquela em que a institução oferece tanto para alunos quanto para professores condiçoes de ensino no qual todos sao favorecidos, tendo como foco principal a formaçao de boa qualidade de seus alunos.

2- O que é uma aula de qualidade ?
R:Uma aula de qualidade é aquela em que o professor consegue atingir boa parte de seus objetivos
e os alunos conseguem entender e criar seus conceitos sobre o assunto oferecido

segunda-feira, 19 de abril de 2010

PROJETO Lugares e Suas Paisagens: Apresentação

http://www.luanovaeducacao.blogspot.com/

Lugares e sua paisagens: Boituva

Boituva,Boituva a terra que residi a paz
Quem chegou ficou quem partiu chorou e
nao se esquece nunca mais


























Veja nossa Página Pessoal!!!!

Ouvindo musica é sempre melhor