THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES
Vivendo e aprendendo

Na vida temos muitas surpresas, boas, ruins, inesperadas... Temos que estar preparados para reagir a cada uma delas. Chore, ria, faça careta, pule, dançe, cante, corra, viva. Não tenha medo de Viver e ser feliz!
Existem momentos na vida, que podem parecer bobos, que possam parecer comuns para você no enquanto, mas um dia você pode olhar pra traz e diz: esse foi o dia mais feliz de minha vida. "até agora".
Por isso, aprecie cada momento na vida, como se fosse único, e especial, com uma pessoa especial.Não busque a felicidade muito longe, ela pode estar mais perto do que você imagina!
Tente apenas ser feliz, faça o que der vontade, não se importe com o que os outros dizem sobre você, porem, tente não dizer nada sobre os outros. Não faça com o próximo o

Victor Hugo

Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Educar com AMOR!!!!

Educar – um ato de amor

http://fmaria.wordpress.com/educar-%E2%80%93-um-ato-de-amor/

Cada dia que passa mais autores falam da importância do amor na educação do homem. Cada vez mais, pais e educadores estão tomando consciência dessa realidade. E cabe a nós divulgarmos e implementarmos meios para que esta educação mais humana seja vista como a forma de se chegar ao que pretendemos: formar o ser humano de forma integral.

Muitos acreditam que é utopia, ou até mesmo um sonho romântico, confessamos que também acreditávamos que era uma forma ingênua de ver a educação. Porém, com os estudos e pesquisas que estamos desenvolvendo sobre a educação com o enfoque humano estamos constatando que é uma realidade para aqueles que acreditam ser possível. E o interessante de tudo isso é que encontramos profissionais da área da psicologia afirmando e comprovando a eficiência do amor no ato de educar.

Um dos autores de nossa pesquisa, que é psiquiatra, demonstra a importância do amor na formação da auto-estima, ele diz:

A auto-estima começa a se desenvolver numa pessoa quando ela é ainda um bebê. Os cuidados e os carinhos vão mostrando à criança que ela é amada e cuidada. Nesse começo de vida, ela está aprendendo como é o mundo a sua volta e, conforme se desenvolve, vai descobrindo seu valor a partir do valor que os outros lhe dão. É quando se forma a auto-estima essencial.

A auto-estima continua a se desenvolver conforme a pessoa se sente segura e capaz de realizar seus desejos e, futuramente suas tarefas. É a auto-estima fundamental. (TIBA, 2002, p.54)

Desse modo, fica clara a importância da família no desenvolvimento da auto-estima essencial e a participação do educador juntamente com a família na auto-estima fundamental. É trabalho dos adultos: incentivar, acolher, auxiliar e estimular a criança a crescer, a desenvolver as suas potencialidades.

Educar não é fácil e não existem manuais de como educar o filho, para pais, e como educar o educando, para educadores. É complicado e complexo, porém, algumas sugestões sempre ajudam a encontrarmos caminhos.

Educar não é deixar a criança fazer só o que quer (buscar saciedade). Isso dá mais trabalho do que simplesmente cuidar dela porque equivale a incutir na criança critérios de valor.

A criança é regida pela vontade de brincar, de fazer. A cada movimento, está descobrindo coisas, num processo natural de aprendizagem. Junto entram os valores. (TIBA, 2002, p.131)

0 comentários:

Veja nossa Página Pessoal!!!!

Ouvindo musica é sempre melhor