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Vivendo e aprendendo

Na vida temos muitas surpresas, boas, ruins, inesperadas... Temos que estar preparados para reagir a cada uma delas. Chore, ria, faça careta, pule, dançe, cante, corra, viva. Não tenha medo de Viver e ser feliz!
Existem momentos na vida, que podem parecer bobos, que possam parecer comuns para você no enquanto, mas um dia você pode olhar pra traz e diz: esse foi o dia mais feliz de minha vida. "até agora".
Por isso, aprecie cada momento na vida, como se fosse único, e especial, com uma pessoa especial.Não busque a felicidade muito longe, ela pode estar mais perto do que você imagina!
Tente apenas ser feliz, faça o que der vontade, não se importe com o que os outros dizem sobre você, porem, tente não dizer nada sobre os outros. Não faça com o próximo o

Victor Hugo

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sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Experimentação de brincadeiras com corda

Educação Infantil

4 a 6 anosPrática pedagógica

Atividade Permanente

Experimentação de brincadeiras com corda

Faixa etária
4 e 5 anos

Conteúdo
Jogos e brincadeiras

Objetivo
- Experimentar diferentes brincadeiras com corda.

Material necessário
Cordas de tamanhos variados.

Flexibilização
No caso de crianças com algum tipo de deficiência física, pode-se pensar em formas alternativas de participação. Sugira que passem por baixo da corda no momento certo, enquanto está no alto e antes que volte a bater no chão. Esta é uma importante oportunidade de convocar as outras crianças a auxiliá-las, sendo elas cadeirantes ou não. Outra sugestão, caso não seja mesmo possível participar ativamente, é fazer com que a escolha e a récita da parlenda fiquem por conta dos pequenos com deficiência física. É importante lembrar que nem sempre será possível fazer um ajuste que permita o acesso de todos a estas atividades. Mais que isso, é preciso que a reflexão e o compromisso por parte das crianças com a inclusão de todos os seus colegas façam parte da rotina das turmas. Muitas vezes, são as próprias crianças (os que apresentam limitações e os outros) que nos oferecem as melhores ideias. Tente consultá-los, sempre.

Desenvolvimento
Proponha que a turma vivencie várias maneiras de pular corda: uma criança por vez, em dupla e em trios. Também é possível brincar diversificando as regras, como pular ao ritmo de uma parlenda ou pular tocando a mão no chão. Converse com o grupo sobre outras brincadeiras que podem ser realizadas com o objeto: chicote queimado (uma criança gira a corda rente ao chão e as demais pulam), aumenta-aumenta (duas seguram as pontas da corda e vão levantando gradativamente para que as outras saltem) e cabo de guerra.

Avaliação
Observe se a turma aprimora e diversifica o brincar com autonomia a partir de então. Observe se a adaptação das regras se dá em função das dificuldades que surgem ou porque o grupo não compreendeu a brincadeira nova. Nesse caso, converse com as crianças novamente.

Não ao preconceito

Educação Infantil

4 a 6 anosPrática pedagógica

Faixa etária
4 e 5 anos

Conteúdo
Identidade e autonomia


Objetivos
- Estimular o respeito à diversidade.
- Formar cidadãos preocupados com a coletividade.

Tempo estimado
O ano todo.

Materiais necessários
Retalhos de tecidos de diversas cores e estampas, linha, agulha, botões, papel, lápis de cor e giz de cera.

Desenvolvimento
Atividade 1
Reúna a turma em círculo para ouvir você ler histórias que tratem da diversidade e valorizem o respeito à diferença. Peça que todos comentem. A roda de conversa pode ser aproveitada para debater eventuais conflitos gerados por preconceitos.

Atividade 2
Convide os pais para fazer, junto com os filhos, uma oficina de bonecos negros. Ofereça o material necessário.
Depois de prontos, deixe-os à disposição na sala para as brincadeiras ou organize um revezamento para que as crianças possam levá-los para casa.
Os pequenos criam laços com esses objetos e se reconhecem neles.

Atividade 3
Um dos problemas enfrentados pelas crianças negras é relacionado aos cabelos. Não é difícil ouvir algumas falando que gostariam de tê-los lisos.
Mexer nos cabelos e trocar carinho é uma forma de cuidar delas, romper possíveis barreiras de preconceitos e aprender que não existe cabelo ruim, só estilos diferentes. Sugira que a turma desenhe em uma folha os diferentes tipos de cabelos (textura, cor etc.) que existem.

Atividade 4
Peça pesquisas sobre a história de alimentos e músicas de diversas origens. Planeje momentos de degustação e de escuta. As aulas de culinária são momentos ricos para enfocar heranças culturais dos vários grupos que compõem a sociedade brasileira. Conhecer músicas em diferentes línguas é um bom caminho para estimular o respeito pelos diversos grupos humanos. Isso se aplica a todas as formas de arte.

Avaliação
Observe em brincadeiras e falas se as crianças aceitam bem a diversidade e se todos valorizam suas origens e a auto-imagem.




REvista nova escola

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Não pressione o botão vermelho








Gostou da Animação em Flash, Baixe ela. Clicando em Download

Download

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

The Vampires Diares ( Adoro essa Serie)

Descricao:


The Vampire Diaries é uma série de televisão americana baseada nos livros de terror e romance de Lisa Jane Smith sobre a vida de uma garota chamada Elena Gilbert que se vê às voltas com dois irmãos vampiros, Stefan e Damon Salvatore. A série estreou em 10 de setembro de 2009 na The CW Television Network, tendo audiência de cerca de 3.89 milhões de telespectadores.
A série é dirigida por Marcos Siega e cada um de seus episódios tem exibição original as Quintas-feiras, também no Brasil com transmissão pela The CW Television Network ás 21:00 horas.




Assistir The Vampire Diaries Primeira Temporada Completa DUBLADO

Assistir – Episódio 01
Assistir – Episódio 02
Assistir – Episódio 03
Assistir – Episódio 04
Assistir – Episódio 05
Assistir – Episódio 06
Assistir – Episódio 07
Assistir – Episódio 08
Assistir – Episódio 09
Assistir – Episódio 10
Assistir – Episódio 11
Assistir – Episódio 12
Assistir – Episódio 13
Assistir – Episódio 14
Assistir – Episódio 15
Assistir – Episódio 16
Assistir – Episódio 17
Assistir – Episódio 18
Assistir – Episódio 19
Assistir – Episódio 20
Assistir – Episódio 21
Assistir – Episódio 22
(Season Finale)

Assistir The Vampire Diaries Primeira Temporada Completa Legendada

Assistir – Episódio 01 – Piloto
Assistir – Episódio 02 – A Noite do Cometa
Assistir – Episódio 03 – Mordidas Numa Sexta-Feira à Noite
Assistir – Episódio 04 – Laços de Família
Assistir – Episódio 05 – Você Está Morto Pra Mim
Assistir – Episódio 06 – Garotas Perdidas
Assistir – Episódio 07 – Assombrada
Assistir – Episódio 08 – 162 Velas
Assistir – Episódio 09 – A Mesma História
Assistir – Episódio 10 – A descoberta

Assistir – Episódio 11 – Ascendência
Assistir – Episódio 12 – Visita Desagradável
Assistir – Episódio 13 – Crianças Amaldiçoadas

Assistir – Episódio 14- Traído Mais Uma Vez
Assistir – Episódio 15 – Alguns Homens Bons
Assistir – Episódio 16 – Lá Se Vai a Vizinhança
Assistir – Episódio 17 – Deixa a Pessoa Certa Entrar
Assistir – Episódio 18 – Sob Controle
Assistir – Episódio 19 – Miss Mystic Falls
Assistir – Episódio 20 – Irmãos de Sangue
Assistir – Episódio 21 – Isobel
Assistir – Episódio 22 – O Dia dos Fundadores
(Season Finale)

Assistir The Vampire Diaries Segunda Temporada Legendado (Em Exibição)

Assistir – Episódio 01 – O Retorno
Assistir – Episódio 02 – Uma Reunião Sombria(Parte 1)
Assistir – Episódio 03 – O Aumento da Lua Má
Assistir – Episódio 04 – Viagem Nostálgica
Assistir – Episódio 05 – Matar ou Ser Morto
Assistir – Episódio 06 – Plano B
Assistir – Episódio 07 – Mascarada
Assistir – Episódio 08 – Rose
Assistir – Episódio 09 – Katerina

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

MEU LUGAR NO MUNDO

Meu Lugar no mundo

Não sei bem se consigo me encontrar em algum lugar, às vezes parece que minha mente está voando enquanto meu corpo está parado, por isso meu lugar no mundo se encontra onde ele deveria se encontrar.

Nesse lugar é fácil se sentir bem, fácil de sorrir, não que não sorrio a todo tempo, mas é que nesse lugar é diferente a maneira se ser feliz.

Quando começo a ser eu mesma (se é que existo “eu mesma”, acho que eu mesma sou todas as “eus” que existem em mim), mas quando sou essa "eu" minha mente fica mais leve; no trabalho: sou razão; na faculdade: sou um equilíbrio um tanto desequilibrado de razão e emoção; nos finais de semana: sou a emoção a flor da pele, perto do meu Amor, mas ali, bem ali naquele cantinho, sou os meus pensamentos e como diria Fernando Pessoa “...os meus pensamentos são todos sensações...” é ali que encontro o equilíbrio da minha mente, sinto o cheiro das lembranças vividas, e de momentos ainda não vividos que podem vir a acontecer.

Meu lugar é onde tudo pode acontecer, onde se pode viver outras vidas, ser eu em outras pessoas, sentir gosto de emoções diferentes.

Meu lugar é mágico, pois no meu quarto, na minha cama, vivo, penso, sonho, me encontro e me renovo a cada manha.



Regiane Cristina de Oliveira- Pedagogia 4º semestre

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Reciclagem levada a sério

Refletir sobre a reciclagem para fabricar produtos em escala é uma alternativa para sair do lugar-comum ao abordar sustentabilidade

Rita Trevisan (novaescola@atleitor.com.br)




RECICLAGEM DE VALOR Itens que poluem o meio ambiente e ocupam espaço são empregados na fabricação de produtos novos com qualidade, o que ajuda a proteger a natureza.
Foto: Marcelo Zochio/Ilustração: Rogério Fernandes



1. Plásticos para fazer madeira: O material demora até 400 anos para se decompor, mas pode ser usado para fazer a madeira plástica, moldável e resistente a cupins, ajudando a controlar
o desmatamento.

2. Entulho se transforma em tijolos: Geralmente, areia e outros restos de materiais são descartados em terrenos baldios, o que favorece a formação de focos de insetos. Tudo isso pode substituir a argila na fabricação de tijolos.

3. Fitas VHS compõem tecido: Se descartadas erroneamente, oferecem riscos, já que são altamente inflamáveis. Quando incorporadas ao algodão, dão origem a uma trama com brilho e textura diferenciados.

4. Cascas de arroz viram cimento: Queimadas a céu aberto, elas liberam sílica e CO2, que poluem o ar e causam males respiratórios. Usadas na fórmula do produto, dispensam o uso de quartzo e argila, recursos não renováveis.

Fontes: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Universidade Anhembi Morumbi e Universidade Mogi das Cruzes (UMC).

A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra no século 18, apresentou ao mundo uma nova forma de fabricar produtos. Em pouco tempo, o homem se tornou capaz de produzir mais do que o necessário para sobreviver e a publicidade foi o meio encontrado para ajudar a escoar o excedente, gerando novas demandas e contribuindo para estabelecer um modelo de sociedade altamente influenciado pelo consumo. Desde então, várias questões relacionadas a isso desafiam a inteligência humana. Que destino dar aos restos dos processos industriais? E às mercadorias descartadas depois que cumprem
sua função?

"Os ciclos da natureza são processos de reciclagem constantes para manter o equilíbrio nos ecossistemas. Faz sentido, então, pensar que o homem pode se apropriar deles para conceber estratégias e viabilizar essa harmonia", diz Rosely Imbernon, docente do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade de São Paulo (USP), campus Leste. Essa ideia tem impulsionado a pesquisa acadêmica e industrial para que o lixo seja usado como uma matéria-prima para gerar novos materiais, com mais qualidade ou preços melhores (conheça na ilustração acima alguns exemplos).

"Além de levar esse conhecimento à turma, é importante que o professor revele que essa é uma maneira de preservar vários recursos naturais", diz Paulo Sérgio Bedaque Sanches, autor de livros didáticos e professor universitário (leia a sequência didática).

Percebendo a utilização que materiais como esses em produções em escala, a turma compreende que reciclar é mais que usar vidros de molho de tomate como porta-caneta. É agregar valor a produtos tradicionais e criar novos, o que preserva a natureza, faz a economia crescer e a sociedade viver melhor.


fonte http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/reciclagem-levada-serio-educacao-ambiental-meio-ambiente-sustentabilidade-567787.shtml

Literatura, muito prazer


A escola é um ambiente privilegiado para garantir muito contato com os livros. Conheça, passo a passo, os caminhos para ir além dos resumos e questionários de leitura e incentivar na garotada o gosto pelas obras literárias - mesmo que você não tenha familiaridade com esse tipo de texto

Elisa Meirelles (elisa.meirelles@abril.com.br). Com reportagem de toda a equipe de NOVA ESCOLA e


Muito se fala do poder da literatura - e de como a escola é um lugar privilegiado para estimular o gosto pela leitura. Infelizmente, porém, as salas de aula brasileiras estão longe de ser "celeiros de leitores". Salvo exceções, o contato dos estudantes com os livros costuma seguir um roteiro no mínimo enfadonho: alguns títulos (quase sempre "clássicos") são indicados (leia-se empurrados goela abaixo) e viram conteúdo avaliado (perguntas de interpretação de texto com uma única resposta correta). E só. A experiência que deveria ser desafiadora vira uma tarefa burocrática e sem graça. Os jovens se formam sem entender os benefícios da leitura e acabam não lendo mais nada. Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e o Instituto Pró-Livro mostra que 45% da população não lê nenhum exemplar por ano (desses, 53% dizem simplesmente "não ter interesse" e outros 42% admitem "ter dificuldade").

Mas, obviamente, é possível mudar esse quadro. Esta reportagem especial se propõe a ajudar você com dicas de especialistas e novidades do campo da didática. Para começar, é preciso compreender que, antes de analisar e refletir sobre os aspectos formais da literatura (história, linguagem etc.), os estudantes têm de gostar de ler. E isso só se faz de uma maneira: lendo, lendo, lendo. Porém ninguém nasce sabendo. Cabe à escola dar acesso às obras e ensinar os chamados comportamentos leitores: "entrar" na aventura com os personagens, comentar sobre o enredo, buscar textos semelhantes, conhecer mais sobre o autor, trocar indicações literárias. Tudo pelo prazer que a literatura proporciona, de nos levar a outros lugares e épocas. Um percurso que idealmente começa na infância - mas também pode ser iniciado mais tarde (nunca é tarde para abrir o primeiro livro).


Nas próximas páginas, você encontra um guia com sugestões para despertar esse gosto pelos livros e ensinar os comportamentos leitores, dividido em Educação Infantil, 1º ao 5º ano e 6º ao 9º ano (e também os erros mais comuns que são cometidos na escola). Em seguida, mais três páginas com uma reflexão sobre o papel do professor nessa caminhada - e como fazer para você se encantar pela literatura e/ou ampliar seu repertório. "Quando existe um espaço para discutir as leituras, com a possibilidade de inúmeras interpretações, começamos a desenvolver a curiosidade e o desejo de ir além", explica Mónica Rubalcaba, professora de Letras da Universidad Nacional de La Plata, na Argentina. Com isso, os alunos vão passar a ver a leitura não como uma tarefa escolar, mas como um hábito cotidiano. E você também.


Fonte http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/literatura-muito-prazer-584195.shtml

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Ouvindo musica é sempre melhor